Projeto Educativo: "Educar semeando valores"

Centro Social de Aguiar – Barcelos

O Centro assume-se como um espaço integrado, de respostas flexíveis, instrumento de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, procurando contribuir para uma maior qualidade de vida.

Dos vários serviços prestados, destacamos as actividades de tempos livres para crianças.

O que é o CATL do Centro?

Este, destina-se a crianças que frequentam o pré-escolar, o 1º e o 2º ciclo, e consiste num espaço de ocupação dos tempos livres com actividades inovadoras e motivantes para as crianças, proporcionando-lhes simultaneamente aprendizagem e divertimento.

Neste Centro, tempo livre significa tempo de imaginar, criar, brincar, experimentar, optar, aprender, interagir, crescer e tudo que é importante para um desenvolvimento pessoal pleno. O projecto deste Centro é “Educar Semeando Valores”. 

Valores

O Centro Social de Aguiar – Barcelos no cumprimento da sua missão valoriza:

  • A criação de hábitos de trabalho, individual e em grupo, e o desenvolvimento de atitudes de reflexão metódica, de abertura de espírito, de sensibilidade e de disponibilidade e adaptação à mudança;
  • Promove a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social e a aquisição de atitudes autónomas, visando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária;

Caracterização do Centro

  • Localização
    O Centro Social localiza-se na região Norte do concelho de Barcelos, na Rua da Gândara nº211, 4750-400, freguesia de Cossourado.
    Integra crianças das freguesias de Aborim, Aguiar, Quintiães e Cossourado.
  • Caracterização do meio
    As actividades económicas predominantes em todas as freguesias que constituem a área de abrangência do centro são as seguintes: indústria de vestuário, indústria têxtil, comércio a retalho e construção e obras públicas.A agricultura existente está ligada a uma agricultura familiar, de subsistência, tendo um peso reduzido no conjunto das actividades. Os sectores de actividade com maior peso são a indústria, seguida pelo comércio e depois pelos serviços, construção civil e obras públicas ou restauração
  • Recursos do Centro
    • Recursos Físicos: O centro situa-se num edifício que engloba quatro salas, um refeitório, uma cozinha, cinco casas de banho, um escritório, dois gabinetes, um espaço exterior ajardinado com parque infantil.
    • Recursos humanos: uma Diretora Técnica e Coordenadora Pedagógica, duas monitoras, quatro técnicas auxiliares, uma cozinheira, duas ajudantes de cozinha.
    • Recursos materiais: quatro carrinhas, um autocarro, um minibus, algum material informático e audiovisual, material didáctico, material de cozinha e mobiliário diverso, adequado as actividades e ao grupo etário.

Comunidade educativa

Crianças inscritas

Grupos
AAAF (pré-escolar) 31
CATL e ATL 81