Uma história
que começa em 1976

O Centro social de Aguiar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que atua sobre as áreas social, cultural e recreativa através da prestação de serviços fundamentais para a qualidade de vida e bem-estar social da comunidade, sob a forma de associação sem fins lucrativos.

Em 1976 deu-se início à construção e criação do Centro Social de Aguiar, e em 19 de março de 1986 foi celebrada a escritura da Associação e a partir deste momento começou o seu trabalho junto da população, principalmente no que diz respeito às áreas da infância e juventude. No espaço construído funcionavam simultaneamente uma Escola Agrícola, um Jardim de Infância, um ATL e um Grupo Folclórico. Após uma longa batalha judicial o Centro perdeu o edifício para a Fábrica da Igreja que reivindicou o terreno onde este foi construído. Com a perda da sede foi necessário alugar um espaço onde fosse possível continuar a desenvolver as atividades.

Desde 2009 o Centro tem a sua sede na Rua da Gândara nº211, em Cossourado no concelho de Barcelos. Aqui são desenvolvidas as atividades de CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) para o 1º e 2º Ciclos das EB1 de Aborim, de Cossourado e da EB2,3 de Lijó. As AAAF (Atividades de Animação e Apoio à família), para os JI de Aguiar, Aborim e Cossourado. Somos também responsáveis pela confeção e distribuição das refeições para os JI de Aguiar, Panque e Campo, e para as EB1/JI de Aborim e Cossourado. É ainda da nossa responsabilidade fazer o transporte das crianças de Aguiar e Quintiães para a EB1 de Aborim, e das crianças de Quintiães para o JI de Aguiar. Iremos futuramente abrir uma creche, que surgiu duma necessidade que já existia, mas que se agudizou com a lei da gratuitidade.

Prestar serviços de qualidade nas áreas social, educacional e de intervenção comunitária numa perspetiva de melhoria continua e de resposta responsável às necessidades da comunidade com que trabalhamos.

Ser uma instituição de referência onde os nossos serviços sejam reconhecidos e valorizados.

Solidariedade, equidade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.

  • Solidariedade: De acordo com um conhecimento e acompanhamento próximo com o objetivo de prestar ajuda e apoio perante as dificuldades que possam surgir.
  • Equidade e Ética: Através do reconhecimento dos Direitos de cada um revelando-se numa forma que atuar reta e imparcial.
  • Responsabilidade Social e Melhoria Contínua: Pretendemos contribuir para uma sociedade melhor através do desenvolvimento de ações e atitudes que promovam o bem-estar social e ambiental de quem connosco interage através de um trabalho próximo com o objetivo de melhoria contínua.